O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Helder Barbalho, e o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, assinaram na segunda-feira, 15/02, autorização para que a Brasil Port Logística Offshore invista R$ 610 milhões na construção de um novo terminal portuário no município de São João da Barra, norte do estado. O foco do novo empreendimento é para apoiar a indústria offshore de óleo e gás.
“Este ato garante investimentos na área portuária. Por determinação da senhora presidenta, estamos criando as condições para que os investimentos privados ocorram. E há investidores que enxergam oportunidades mesmo em momentos difíceis”, disse o ministro. Ele lembrou de outros investimentos já autorizados pela Secretaria para o estado, como a dragagem do Porto do Rio e a ampliação do perfil de carga do Porto de Açu. “Esse acordo aqui é mais um passo na direção de confirmar os R$ 48 bilhões de investimentos privados previstos em nosso PNLP (Plano Nacional de Logística Portuária) para todo o Brasil até 2042”, afirmou Helder Barbalho.
Conforme informação da Brasil Port, os investimentos autorizados pela SEP nesta segunda-feira devem gerar 1.200 empregos diretos e outros 25 mil indiretos. O novo terminal deve entrar em operação em 2017.
“Essa é uma região que precisa muito de investimento”, destacou o governador do Rio de Janeiro. “E nesse momento de dificuldade na geração de emprego, é extraordinário receber uma notícia como essa. O ministro Helder tem se mostrado muito ágil em tirar os sonhos do papel. Essa não é a primeira solenidade que participo com o ministro. E precisamos investir em programas para gerar emprego e renda”.
FONTE: Portos do Brasil