O mais importante porto do Brasil, Santos estabeleceu um novo recorde de produtividade no mês de março. No dia 19 do mês passado, o Tecon-Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul localizado na margem esquerda do complexo da cidade paulista, teve completados 1.717 movimentos ao longo do dia. Durante o descarregamento do navio chinês Cosco a média ficou em 221,55 movimentos por hora (MPH).
Isso confirma a tendência iniciada no segundo semestre de 2014 quando o terminal começou a estabelecer seguidos recordes de produtividade. No total, foram seis recordes sul-americanos de produtividade. As principais marcas anteriores haviam sido atingidas nos descarregamentos de contêineres dos navios Cap San Nicolas, com média de 193,82 movimentos por hora, e Monte Olivia, com 216,88 MPH.
Em novembro de 2004, o Tecon conseguiu atingir a média mensal de 109 MPH e desde então manteve o indicador acima de uma centena, o que fez com que a produtividade do porto pudesse ser comparada com instalações semelhantes localizadas na Europa e nos Estados Unidos. Os resultados obtidos foram fruto do investimento em tecnologia para operação em alta rotatividade. Isso incluiu não apenas a compra de equipamento, mas também na especialização da mão de obra.
O principal investimento feito foi na substituição do TOS (Terminal Operation System) Cosmos, que era a base das operações até 2001, pelo Sparcs, um programa de computador que faz o planejamento e controle das operações em tempo real. Ele oferece ganho de produtividade em todo o sistema. Além disso, a administradora do Tecon adquiriu outros programas para gerenciamento integrado totalizando um investimento na casa de R$ 50 milhões.
Isso já rendeu novos contratos e maior movimentação no porto, uma vez que atende uma demanda do mercado, que exige uma capacidade de atendimento a navios cada vez maiores e com um número grande de contêineres.
Paralelamente na questão de custos, o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Edinho Araújo, deu outra boa notícia para os usuários do Porto de Santos. De acordo com ele, as tarifas do porto, que estão congeladas há dez anos, não devem sofrer qualquer reajuste.
FONTE: praticagembrasil.com